quinta-feira, 16 de julho de 2015

StarOne C4, novo satélite da Embratel, é lançado com sucesso

Foi lançado no final da tarde desta quarta, 15, o satélite StarOne C4, da StarOne (braço de satélites da Embratel), que será utilizado sobretudo para serviços de TV por assinatura do grupo América Móvil, especialmente pela Claro hdtv, no Brasil. O satélite foi lançado com sucesso pelo foguete Ariane 5, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. O satélite ficará posicionado na posição 70° Oeste e tem 48 transponders em banda Ku.
O equipamento foi construído pela SSL (SpaceSystem Loral), consumiu investimentos de US$ 321 milhões por parte da Embratel e tem vida útil inicialmente prevista para 15 anos. Ainda serão necessários mais algumas semanas para o posicionamento final do satélite a 36 mil quilômetros de altitude e abertura dos painéis solares (o que acontece durante o processo de posicionamento). Durante e após estas etapas, o satélite passa por uma série de testes e, tudo correndo bem, pode entrar em operação, o que deve acontecer mais para o final do ano.
Um dos papéis principais do novo satélite será permitir à Claro hdtv ampliar a sua capacidade de canais em alta definição, no Brasil e nas operações de língua hispânica da holding América Móvil, mas também haverá aplicações de telecomunicações remotas do grupo mexicano

Nenhum comentário: